AVISO EXTERNO DE PRIVACIDADE
Última atualização em 14.04.2022
A CELUPA INDUSTRIAL CELULOSE E PAPEL GUAIBA LTDA. (“CELUPA”) entende e valoriza a importância da privacidade dos titulares e, por isso, trabalhamos constantemente para garantir a proteção de todos os dados pessoais que tratamos.
Esses esforços, contudo, devem estar baseados em uma cultura de confiança e transparência com você. Dessa forma, elaboramos este Aviso de Privacidade (“Aviso”) para lhe auxiliar a entender quais informações suas nós coletamos, por qual(is) motivo(s) as coletamos e como as compartilhamos. Além disso, também informamos aqui sobre os seus direitos relativos a essas informações e como exercê-los junto à CELUPA.
Em caso de dúvidas, disponibilizamos um canal de contato apropriado ao final deste Aviso. Por favor, não hesite em nos contatar.
1. DEFINIÇÕES
Dados Pessoais: Qualquer informação que identifique ou que possa identificar uma pessoa física. Por exemplo, nome, data de nascimento, estado civil, número de inscrição no CPF/MF, e-mail, telefone celular, endereço residencial, conta e agência bancária, características físicas, econômicas, culturais ou sociais, dentre outros.
Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (“Encarregado”): Pessoa nomeada para atuar como canal de comunicação entre a CELUPA, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”).
Tratamento: Qualquer operação com dados pessoais, incluindo coleta, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, atualização, comunicação, transferência, compartilhamento e extração de dados pessoais.
2. QUAIS DADOS PESSOAIS SEUS NÓS COLETAMOS?
As informações que coletamos a seu respeito são apenas aquelas compatíveis e necessárias para viabilizar a sua relação conosco, por exemplo, de cliente, prestador ou fornecedor de produtos ou serviços, funcionário de um parceiro de negócio, usuário do nosso website, dentre outras.
Agrupados em categorias, esses dados podem ser:
- Informações de identificação, como o seu nome, RG, CPF, CNH, gênero, idade, data de nascimento, estado civil, nacionalidade, dentre outros;
- Informações que nos auxiliem a contatá-lo, como endereço residencial, CEP, telefone fixo ou celular, caixa postal e e-mail;
- Informações financeiras, como conta corrente, agência bancária, demonstrativos financeiros, extratos bancários, situação cadastral perante a Receita Federal, dentre outros;
- Informações profissionais, como profissão, local de trabalho, cargo, histórico profissional, qualificação acadêmica, diplomas e outros certificados de capacitação, dentre outras;
- Informações comportamentais, como perfil de consumo ou profissional, padrão de uso de redes sociais, enquadramento sociográfico, dentre outros;
- Atributos associados aos seus dispositivos eletrônicos, como provedor de acesso, sistema operacional, endereço de protocolo de internet (“IP”), navegador, data e hora do acesso, páginas vistas, dentre outros;
- Dados sensíveis, como referentes à sua saúde, origem racial e/ou étnica, religião, opinião ou filiação política, dentre outros;
Informações concernentes à sua imagem, como fotos e vídeos.
3. COMO COLETAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
As informações que tratamos a seu respeito podem ter nos sido fornecidas diretamente por você, por terceiros, coletadas de forma automática ou serem provenientes de bases públicas.
3.1. Fornecidas Diretamente por Você
Desde o início da sua relação conosco, você voluntariamente nos disponibiliza informações a seu respeito, por exemplo, ao entrar em contato conosco através do número telefônico (+55 51) 2101-1100 ou quanto você aplica através do formulário “Trabalhe conosco” para uma de nossas oportunidades de emprego.
3.2. Obtidas de Terceiros
Em alguns casos específicos, nós também poderemos obter alguns dados pessoais seus através de terceiros, como informações provenientes do seu empregador, por exemplo quando você o representa em uma parceria conosco, ou vindas da plataforma Reclame Aqui.
3.3. Automaticamente
Eventualmente, também poderemos coletar dados automaticamente dos aparelhos eletrônicos que você utiliza para acessar o nosso website, por exemplo, com a finalidade de melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Alguns desses dados podem ser coletados por meio de cookies ou tecnologias similares, conforme explicaremos em tópico próprio abaixo.
3.4. Disponíveis Publicamente
Por fim, há a possibilidade de coletarmos informações suas que se encontrem disponibilizadas publicamente, incluindo, mas não se limitando a redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, e provenientes do IBGE.
4. COMO UTILIZAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Os dados pessoais que coletamos a seu respeito são utilizados para os seguintes propósitos:
4.1. Atender a Finalidade para a Qual o Dado Foi Fornecido
Nós tratamos os seus dados pessoais para atender a finalidade para a qual você os forneceu à CELUPA ou para outras finalidades compatíveis com estas e informadas a você no momento da coleta dos seus dados. Por exemplo, poderemos tratar os seus dados pessoais para viabilizar a sua participação nos processos seletivos das nossas vagas de emprego, ou, ainda, para viabilizar que você adquira um de nossos produtos em nome da sua empresa ou do seu empregador.
4.2. Cumprir com as Nossas Obrigações Legais ou Regulatórias
Também poderemos utilizar os seus dados pessoais para cumprir com as nossas obrigações impostas por lei, regulações de órgãos governamentais, autoridades fiscais, Poder Judiciário e/ou outra autoridade competente. Por exemplo, para emitirmos as notas fiscais referentes à comercialização dos nossos produtos.
4.3. Viabilizar as Atividades Necessárias às Nossas Operações
Com base no nosso legítimo interesse, também poderemos tratar os seus dados pessoais para viabilizar as nossas atividades cotidianas, sempre observando os limites da sua expectativa e nunca em prejuízo dos seus direitos ou liberdades fundamentais. Por exemplo, para monitorarmos a satisfação dos nossos clientes e, desta forma, aprimorarmos a qualidade dos nossos produtos.
4.4. Evitar Fraudes e Zelar pela Sua Segurança
Zelando pela sua segurança (e de terceiros), também poderemos tratar os seus dados pessoais para controlarmos o acesso às nossas dependências e evitarmos fraudes de identificação neste acesso.
4.5. Publicidade
Poderemos utilizar os seus dados para criar segmentações de públicos-alvo e, assim, promover os nossos produtos de forma mais adequada.
4.6. Executar um Contrato que Você Tenha Celebrado Conosco, ou Realizar Diligências Pré-Contratuais
Por exemplo, caso você seja um prestador de serviço autônomo, poderemos tratar os seus dados pessoais para viabilizar que você execute o seu trabalho e para que realizemos o pagamento dos seus honorários.
4.7. Permitir o Exercício Regular de Nossos Direitos
Por fim, mesmo após o término da sua relação conosco, nós poderemos tratar alguns dos seus dados pessoais para cumprirmos com nossas obrigações legais ou regulatórias, ou, ainda, para exercermos nossos direitos garantidos em lei, inclusive como prova em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.
5. O QUE SÃO COOKIES E COMO OS UTILIZAMOS?
Cookies são pequenos arquivos de texto que poderemos armazenar nos seus aparelhos eletrônicos quando você visita o nosso website. Nós utilizamos desta ferramenta para diferentes finalidades, como personalizar a sua experiência de navegação, compreender a forma como o nosso website é utilizado e para refinar o conteúdo que promovemos através dele. Agregados em grupos, abaixo listamos todas estas finalidades:
Tipo de Cookie
O que eles fazem?
Necessários
São cookies essenciais para viabilizar o adequado funcionamento do nosso website, assim como para permitir que você faça uso de todas as funcionalidades nele disponíveis.
Desempenho
São cookies que nos ajudam a entender como os visitantes interagem com o nosso website, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao website e quaisquer problemas eventualmente encontrados.
Funcionais
São cookies que permitem que o nosso website se lembre das suas escolhas anteriores, como por exemplo, idioma de navegação. São responsáveis por proporcionar uma experiência personalizada.
Marketing
São cookies utilizados para fornecer mais conteúdos relevantes e específicos para os seus interesses. Podem, ainda, ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número que esta é veiculada. Também, permitem a medição da eficácia de uma campanha lançada.
A qualquer momento, você pode desabilitar os cookies nas configurações do seu navegador. Contudo, a sua oposição aos cookies necessários poderá prejudicar ou inutilizar a sua experiência de navegação.
6. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
A depender da relação que você estabeleça com a CELUPA, nós poderemos compartilhar os seus dados pessoais com órgãos públicos, com o Poder Judiciário, parceiros de negócio, instituições financeiras, outras empresas do nosso grupo econômico, fornecedores de serviço e/ou infraestrutura, agências de publicidade e propaganda, assessorias jurídicas, dentre outros. Em todos estes casos, sempre que viável, nós utilizamos de instrumentos contratuais para assegurar que os terceiros que os recebam, garantam a eles a proteção adequada.
Eventualmente, é possível que o terceiro com quem os seus dados são compartilhados se encontre fora do Brasil, por exemplo, na Alemanha. Neste caso, nós daremos preferência para que essa transferência internacional ocorra apenas para os países que possuem um grau de segurança similar ao previsto pela legislação brasileira, ou quando a Autoridade Nacional de Proteção de Dados assim autorizar. Caso isso não seja possível, nós utilizaremos de cláusulas contratuais apropriadas e de auditorias prévias, com o propósito de assegurar que os terceiros que recebam os seus dados pessoais observem os padrões de proteção exigidos pela legislação brasileira.
Para mais informações a respeito das entidades públicas e privadas com quem poderemos compartilhar os seus dados pessoais, por favor entre em contato com o nosso Encarregado por meio do canal para o exercício dos seus direitos indicado no tópico 8 abaixo.
7. COMO MANTERMOS OS SEUS DADOS SEGUROS?
Nós adotamos políticas e procedimentos rigorosos que determinam como os dados pessoais devem ser tratados aqui na CELUPA. Tais normas têm como objetivo garantir o tratamento adequado e lícito dos dados pessoais que detemos.
Além disso, também adotamos inúmeras medidas técnicas para manter os seus dados pessoais seguros e protegidos de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer outra forma de tratamento inadequado ou ilícito, sempre à luz das regras aplicáveis de proteção de dados e de segurança da informação.
Como exemplo de algumas medidas que tomamos, estão:
- Controle de acesso a pastas e sistemas;
- Política para emprego de senhas fortes no acesso aos nossos sistemas e banco de dados;
- Realização de backups periódicos;
- Revisão periódica do inventário de acessos de colaboradores aos nossos sistemas;
- Política de segregação de função e monitoramento dos riscos de segregação de função e acessos críticos no nosso sistema de ERP.
8. QUAIS SÃO SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
A Celupa, como controladora de seus dados pessoais, respeita e garante a você o exercício dos seguintes direitos:
- Saber se tratamos algum dado pessoal seu;
- Saber quais dados pessoais seus são tratados por nós;
- Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados, pelos meios exigidos pela regulamentação específica, quando necessário;
- Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou que, porventura, tenham sido tratados em desconformidade com a lei;
- Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, caso isso seja feito expressamente;
- Solicitar a eliminação dos dados tratados com o seu consentimento;
- Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos os seus dados;
- Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, você pode se negar a consentir. Nesse caso, se você nos solicitar, lhe informaremos sobre as consequências da não realização de tal atividade;
- Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.
Todos esses direitos poderão ser exercidos por você, de forma gratuita, através do e-mail do nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais.
Opice Blum, Bruno Advogados Associados
Henrique Fabretti
e-mail: privacidade@melitta.com.br
9. ESCLARECIMENTOS OU DÚVIDAS
Em caso de dúvidas, sugestões ou solicitações referentes a este Aviso, por favor entre em contato com o nosso Encarregado, por meio do endereço eletrônico (privacidade@melitta.com.br).
10. ATUALIZAÇÃO DESTE AVISO
Com o objetivo de garantir o nosso compromisso de transparência com você, este Aviso poderá ser alterado a qualquer momento. Por isso, recomendamos que você o verifique periodicamente.